A agropecuária é o principal ramo de atividade da Santa Vergínia Agropecuária e Florestal e da Santa Vergínia del Paraguay. Ao todo são seis fazendas, no Mato Grosso do Sul (4) e Paraguai (2), com 87.016,81 hectares designados a esse segmento.

Na pecuária, são 58.785 cabeças de gado das raças Nelore e Angus.

Na agricultura, destaque para o plantio de soja e milho.
Agropecuária SANTA VERGÍNIA AGROPECUÁRIA E FLORESTAL SANTA VERGÍNIA DEL PARAGUAY

Sustentabilidade A Santa Vergínia atua com foco na sustentabilidade do processo produtivo, com preocupação com o meio ambiente e com o bem-estar dos animais do rebanho. Utiliza processos sustentáveis com a adoção de procedimentos de Pecuária Neutra em gases de efeito estufa.

Com tecnologia e formas mais sustentáveis de produção, como o Sistema Silvipastoril, Integração Lavoura Pecuária e Manejo sustentável, é possível modernizar o setor e reduzir os impactos nos ambientes naturais.

Sistema de Integração Pecuária-Floresta (IPF) A Santa Vergínia possui uma das maiores áreas de Sistema de Integração Pecuária-Floresta (IPF) do país, dentro dos conceitos produtivos de CNN - Carne Carbono Neutro e CBC - Carne de Baixo Carbono. A técnica combina intencionalmente árvores e criação de gado em uma mesma área, ao mesmo tempo, manejados de forma integrada.

A estratégia de produção sustentável que une a pecuária e a floresta, não agride o meio ambiente, pois permite que o gás metano entérico emitido pelos animais durante o processo de produção bovina seja mitigado pelo carbono fixado no tronco das árvores. Carne Carbono Neutro é o resultado desta tecnologia, na qual as árvores absorvem o CO2 produzido pelo gado.

Com a sombra das árvores, o microclima da pastagem fica mais estável, com redução na temperatura média e aumento na umidade relativa do ar, condições fundamentais para melhoria no índice de conforto térmico e bem-estar animal.

Integração Lavoura-Pecuária Pensando sempre na melhor forma de uso das suas terras, outra solução adotada
pela Santa Vergínia foi o Sistema Integração Lavoura-Pecuária (ILP).

A técnica consiste na exploração de atividades agrícolas e pecuárias na mesma área,
mas em épocas diferentes, diversificando o uso do solo e, assim, possibilitando
o aumento da eficiência na utilização dos recursos naturais.

O ILP promove a preservação do meio ambiente, a estabilidade de produção
e beneficia a rentabilidade nas fazendas.

No portal do pantanal Sul-Mato-Grossense, bioma mais conservado do Brasil, a criação de gado utiliza práticas de manejo sustentável, com aproveitamento da paisagem natural e uso de pastagens nativas, sem grandes intervenções. As pastagens naturais ou semeadas entre árvores e arbustos nativos, sem uso de adubo ou herbicida, são benéficas para a saúde dos animais.

O manejo sustentável envolve a conservação de recursos naturais e o repasse de tecnologias. Um agroecossistema sustentável é aquele que mantém a produtividade ao longo do tempo, com introdução mínima de insumos externos, como suplementos alimentares, fertilizantes e antibióticos, sem degradar os recursos naturais e a diversidade biológica.

O desenvolvimento sustentável não degrada o meio ambiente, é tecnicamente apropriado, economicamente viável e socialmente aceitável.
Manejo Sustentável

Melhoramento Genético As fazendas da Santa Vergínia são referências em desempenho superior no setor pecuário, dedicando-se constantemente ao melhoramento genético dos rebanhos. Assim, a marca garante a qualidade do gado, atendendo ao padrões internacionais. Parte dos produtos comercializados para os frigoríficos é destinado à exportação.

Para a manutenção de um rebanho de excelência, a Santa Vergínia trabalha com as técnicas de Inseminação Artificial e Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), realizadas por veterinários altamente qualificados, que fazem a seleção genética dos melhores lotes de reprodutores e fazem um estudo detalhado antes do processo.
Saiba mais clicando aqui

TIP (Terminação Intensiva à Pasto) A TIP (Terminação Intensiva a Pasto), chama a atenção por misturar as duas principais formas de engorda do gado, o confinamento e o pasto.

O confinamento a pasto é o conceito onde se oferece a mesma quantidade de ração para o gado confinado, mas em pastagem. Nesse processo existe a vantagem da praticidade, por se tratar de um método simples e de manejo diário. Dentro do pasto, com ração, é possível realizar a fase de terminação de forma eficiente.

A TIP é uma alternativa importante para aumentar o rendimento de ganho de peso dos bovinos, aumentar a produção arrouba/hectare/ano, e assim, explorar todo potencial genético dos animais.

A TIP é uma técnica que oferece ótimos benefícios, como a utilização do pasto volumoso, baixo custo operacional, facilidade de adaptação dos animais, bem estar animal, possibilidade de usar a TIP o ano inteiro e aumentar a lotação do pasto.

A Santa Vergínia conta com 9.382 hectares de área anual plantada, com destaque para o cultivo de soja e milho.

Parte do milho produzido nas próprias terras abastece todas as fazendas voltadas à pecuária, onde faz parte da alimentação do gado.

Outra parte é reservada à comercialização para cooperativas, assim como toda a produção de soja.
Agricultura

SANTA VERGÍNIA ESTÁ ENTRE AS
CAMPEÃS DO AGRONEGÓCIO
SANTA VERGÍNIA ESTÁ ENTRE AS
10 MELHORES DO SETOR
SANTA VERGÍNIA ESTÁ ENTRE AS
10 MELHORES DO SETOR

GALERIA DE IMAGENS Fazenda Santa Vergínia Fazenda Santa Vergínia Fazenda Água Doce do Pantanal Fazenda Água Doce do Pantanal Fazenda Iporã Fazenda Santa Josefa do Curupaí Fazenda Puerto Maria Fazenda Puerto Maria Fazenda Ganadera Helvetia