Na pecuária, são 58.785 cabeças de gado das raças Nelore e Angus.
Na agricultura, destaque para o plantio de soja e milho.
Com tecnologia e formas mais sustentáveis de produção, como o Sistema Silvipastoril, Integração Lavoura Pecuária e Manejo sustentável, é possível modernizar o setor e reduzir os impactos nos ambientes naturais.
A estratégia de produção sustentável que une a pecuária e a floresta, não agride o meio ambiente, pois permite que o gás metano entérico emitido pelos animais durante o processo de produção bovina seja mitigado pelo carbono fixado no tronco das árvores. Carne Carbono Neutro é o resultado desta tecnologia, na qual as árvores absorvem o CO2 produzido pelo gado.
Com a sombra das árvores, o microclima da pastagem fica mais estável, com redução na temperatura média e aumento na umidade relativa do ar, condições fundamentais para melhoria no índice de conforto térmico e bem-estar animal.
pela Santa Vergínia foi o Sistema Integração Lavoura-Pecuária (ILP).
A técnica consiste na exploração de atividades agrícolas e pecuárias na mesma área,
mas em épocas diferentes, diversificando o uso do solo e, assim, possibilitando
o aumento da eficiência na utilização dos recursos naturais.
O ILP promove a preservação do meio ambiente, a estabilidade de produção
e beneficia a rentabilidade nas fazendas.
O manejo sustentável envolve a conservação de recursos naturais e o repasse de tecnologias. Um agroecossistema sustentável é aquele que mantém a produtividade ao longo do tempo, com introdução mínima de insumos externos, como suplementos alimentares, fertilizantes e antibióticos, sem degradar os recursos naturais e a diversidade biológica.
O desenvolvimento sustentável não degrada o meio ambiente, é tecnicamente apropriado, economicamente viável e socialmente aceitável.
Para a manutenção de um rebanho de excelência, a Santa Vergínia trabalha com as técnicas de Inseminação Artificial e Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), realizadas por veterinários altamente qualificados, que fazem a seleção genética dos melhores lotes de reprodutores e fazem um estudo detalhado antes do processo.
O confinamento a pasto é o conceito onde se oferece a mesma quantidade de ração para o gado confinado, mas em pastagem. Nesse processo existe a vantagem da praticidade, por se tratar de um método simples e de manejo diário. Dentro do pasto, com ração, é possível realizar a fase de terminação de forma eficiente.
A TIP é uma alternativa importante para aumentar o rendimento de ganho de peso dos bovinos, aumentar a produção arrouba/hectare/ano, e assim, explorar todo potencial genético dos animais.
A TIP é uma técnica que oferece ótimos benefícios, como a utilização do pasto volumoso, baixo custo operacional, facilidade de adaptação dos animais, bem estar animal, possibilidade de usar a TIP o ano inteiro e aumentar a lotação do pasto.
Parte do milho produzido nas próprias terras abastece todas as fazendas voltadas à pecuária, onde faz parte da alimentação do gado.
Outra parte é reservada à comercialização para cooperativas, assim como toda a produção de soja.
CAMPEÃS DO AGRONEGÓCIO
10 MELHORES DO SETOR
10 MELHORES DO SETOR